Segue a última lenda que tenho conhecimento que é A Lenda da fome voraz de Exu.
Exu com a fome insaciável
Orumilá teve um filho e esse filho era Exu. Exu nasceu com muita fome, Exu comia de tudo, tudo o que via pela frente, tudo o que tinha de comer Exu comeu. Então depois, Exu passou a comer tudo o que era presente naquela realidade, comia cadeira, mesa, porta...Orumilá, já sem saber o que fazer, foi até Olorun e expôs a questão de um filho que nasceu com tamanha voracidade que comia tudo o que via pela frente e Olorun disse a Orumilá que fizesse uma oferenda a Ogum, levasse uma espada, consagrasse essa espada de frente a Ogum e voltasse pra casa com a espada empunhada em mão. Ao chegar a casa Exu já havia comido tudo, nada havia sobrado com a sua voracidade
Exu comeu tudo e engoliu a própria mãe, o que os faz lembrar até alguns mitos da cultura Grega em que as divindades também engolem umas as outras, o que tem também um simbolismo enorme. O fato mitológico é que Orumilá ao chegar a casa e ver que Exu comeu tudo inclusive a mãe, Orumilá persegue Exu com a sua espada e Exu foge para o Orun, o céu, e Exu percorre os 9 Oruns, os 9 céus, fugindo de Orumilá. Os 9 Oruns onde se encontram todas as divindades, todos os Orixás. Onde Exu passa, Ele vai se multiplicando.
Exu encontra Ogum e ao passar por Ogum fica ali como se fosse um clone de Exu. Exu deixa os 9 Oruns repletos de Exus, de vários Exus, Exus na vibração de todos os Orixás, Exus na entrada, na porta, no salão, em tudo quanto é lugar há Exu. Exu percorre e toma o conhecimento de tudo o que há nos 9 Oruns. Exu se relaciona com todos que se fazem presentes em todos os Oruns e quando chega ao último Orun Exu se desculpa a Orumilá, devolve a mãe e se oferece para servir a Orumilá.
Trecho retirado da Aula 3 do Curso de
Exu Ministrado por Alexandre Cumino
E assim termina o Bloco Exu de lendas!
Até a próxima =D