Páginas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

O arrogante

1arroganteVocê é o “Cara”? E eu sou o Exu!

Lá na Bahia, dizem que o cabra quando canta bem, dança bem, fala melhor ainda, requer ser o primeiro da fila nas coisas boas, julga ter os melhores protetores espirituais, fala com todos os Orixás e de Olorum é o escolhido. Da coisas de rezas, todas conhece, firmezas e assentamentos. Os ebós, participou dos mais eficientes. Da Jurema foi mestre e no catimbó, assessorou o Santo. O Candomblé, o traduziu dos africanos e sabe mostrar nos búzios o que vai acontecer.

Nas pradarias e campos abertos, enlaçou o bezerro para os boiadeiros. Cantou no mar para as Sereias. Firmou a balança de Xangô e nas mesmas pedreiras e cachoeiras, projetou o amor que é de Oxum. É um exímio curador e de tanto saber, quer ensinar. Denomina-se o professora dos professores, quando não, o douto se interpõe na cátedra da vida, acima das conquistas, evitando em falsetes os que o questionam e sempre quer aprimorá-los pois considera-se o melhor.

Diz que quando quer, vai às Trevas e ampara-o os de lá o atendendo no que pedir. Noutras, repara os maus dos homens quando o recebe segundo promete, o Senhor do Bonfim. Diz ter amplo trânsito e resolve todos os problemas.

Então dizem que este cabra é o “Cara”! E ele todo cheio de si, fica perguntando: “Quem é o Cara?”
Dizem logo os interessados: “É tu!”
E ele logo sentencia bons agouros para seus fiéis interesseiros.

Mas como ele não vê o ar porque não dá para dominá-lo e assim, ninguém pergunta, mas o ar o vê e registra tudo; então Ogum vai à Lei deixando ele limpar tudo, levando os interesseiros, magos negros, mercadores da falsa fé, egoístas e preguiçosos para com a Luz do Senhor do Bonfim e de Olorum pois sempre tem um Marinheiro às suas esquerdas, remando forte, cercando com suas redes os “peixes” que se emocionaram nas mesmas sintonias.

O sabe-tudo, que é o Cara, vai alimentando-se de ilusões. Parece que não conhece o sofrimento que lhe avisa dos erros e assim vai enganando a todos que nele crêem, sempre com os objetivos que são a coleção do que lhe convêm, sobretudo mais dinheiro, posses e poder. Mulheres também, porém, como ele diz, só as que o reconhecem como Rei.

Falso malandro de conversa fiada encontrou um dia forte capoeira versado e cruzado nas linhas de UMBANDA SAGRADA que humildemente firmava para seu Santo na mata e , incomodado, pediu-lhe o silêncio no favor, ouvindo então que ele é que deveria silenciar-se pois, afinal, estava em frente do homem que era o “Cara”!

Sabendo de sua história, o filho de fé não interveio e na continuidade de suas preces, pediu auxílio para o incômodo.

Caboclo VentaniaPois era o que faltava! Ninguém se atrevera a desafiar o seu enunciado e pretensioso poder. Assim, abriu-se um portal e Exu Tranca Ruas travestido na figura de simples caboclo, surgiu do seu lado anunciando vender cocos e disse:

- Quer coco sinhô? Vendo coco, sinhô! – e ouviu:

- Cabra, tu é louco? Olha quanto coqueiro carregado de frutos que tem aí, e tu vens vender coco aqui? Ouça o que lhe digo pois eu sei de tudo.

-Eu sei, meu rei…. você é o Cara!

Viu neste momento o sorriso soberbo nos lábios do vanglorioso sendo reconhecido que manifestou:

- Óxente, tô vendo que tu não é louco, mas diga lá, cabrinha, o que tu queres, já que me reconheceu? Eu te concedo um pedido. Qualquer coisa, diga lá.

- Hum … não preciso de nada …

- Como não, homem? Tá aí todo rasgado, todo magro e carregando coco que ninguém vai comprear pois tem de graça por aí… diga o que quer, eu concedo, eu sou o Cara.

- Quero nada não sinhô.

- Ora, peça: Quer dinheiro? Quer mulheres? Quer posses?

- Então tá bem, já que o sinhô insiste, eu peço.

- Peça logo que tenho que mostrar pro cabra aí rezando quem sou eu!

- Tá bom. Eu quero ser o CARA!

- O quê? Impossível… só tem um Cara abaixo de Olorum e dos Orixás e acima das Trevas e este cara sou eu.

- Mas o senhor prometeu…

- Ah, mas esse pedido não pode. Tu escolhe outro.

- Mas não pode por quê?

- Porque eu sou o escolhido.

- Mas, e quando tu morrer?

- Ora, eu falo com o maioral das almas e volto.

- Puxa vida! E como o sinhô consegue essa proeza do maioral?

- Ora, eu vou alimentando-o.

- E com quê?

- Óxente, tá querendo saber demais. Com coco é que não é, ha ha ha! Mas é com a vida de idiotas como tu, ha ha ha…

- Deve ser mesmo, sinhô porque o que a gente vê dentro do sinhô é como num coco, só que no coco tem polpa e água e tu, é oco e não tem nada…

- O quê? Como tu ousa falar assim comigo? Agora é que não vai levar nada de bom e ainda vai ganhar um feitiço daqueles.

- O que vai fazer?

- Vou transformar tu num coco… quer ver?

- Quero não, mas duvido que consiga?!

Então o “Cara’ projetou uma das suas magias mais negativas, mas nada aconteceu. Fez de novo e de novo e nada! Resmungou:

- Quem és tu, homem que faz meu poder ser falho contra tu?

- Não sou ninguém, apenas um humilde vendedor de cocos.

- Humilde? O que é isso? Humildade para mim é pobreza de espírito. Eita! E eu perdendo meu tempo com tu.

- Espera aí, sinhô, faz favor, só mais uma pergunta: o sinhô tem fé?

- Mas é lógico, nojento. O que quer perguntando tudo isso?

- Em quem o sinhô acredita… para quem direciona sua Fé?

- Quer saber, idiota, vou te dizer pra depois te destruir nem que seja com a minha peixeira. Eu tenho fé em mim porque os ridículos homens que nem você me dão tudo  quando falo que tenho o poder de realizar o que querem, aí vou inventando estórias que me dão mais poder, e eu fico sendo o “Cara”.

- E o sinhô está feliz sendo o “cara”?

- Lógico, eu tenho um poder imenso sobre as pessoas que me seguem e me procuram e um dia vou ficar muito forte e dominar todo o país, talvez o mundo porque os idiotas sempre querem facilidades para seus benefícios. São medrosos e fáceis de convencer pois é só sentindo medo que acreditam.

- Puxa, realmente o sinhô tem Fé mas a usa erroneamente.

- Ora, seu safado, já perdi tempo demais com tu. Venha cá, prometo que não vai doer e por ter-me oportunado vou enfiar-lhe a faca bem rapidinho no seu coração, tá? Logo você vai estar no céu, ha ha ha;;;

- Não, por favor, eu tenho Fé que só Olorum pode tirar a vida e se alguém o fizer, vai sofrer a maior praga da Lei Maior.

- Ora…não tenho medo de praga. Eu sou o “Cara”. Praga nenhuma me pega. mas já que disse, me responda antes de morrer: qual a maior praga?

- É aquela que afunda para o pior inferno!

- E qual é?

- É a falta de humildade, a mentira que falseia a própria Fé e as dos outros.

- Como é?

- É isso, mas pensei que soubesse pois o senhor não falou que é o “Cara”?

- Sou sim e pela bobagem que falou, vai morrer bem devagarzinho.

Então, o “Cara” sacou seu afiado facão e num golpe certeiro, cortou o pescoço do probre caboclo porém, estarrecido viu que ele nada sentiu e, ao contrário, sentiu o golpe em si, e emdor e prantos a molhar sia garganta, o sangue próprio que lhe vertia já desamparando sua vida.

tranca_ruasAnte o desencarne, sua visão projetou-se no espírito. Viu a figura do Sr. Exu Tranca Ruas. Ouviu sua sentença:

- Trabalho bom que fez para as trevas, hein? Limpou muitos da sua terra para a Lei Maior, he he he… pois saiba que todas estas sombras aí do seu lado são os espíritos dos que você enganou e iludiu em nome da Fé, que semelhantes a você não se pertubaram com a necessidade de aprimorarem os conhecimentos, a razão e a emoção nas Verdades do Espírito. Porque a pior sentença, dentre as piores, é aquela que a soberba, a mistificação, a falta de humildade no saber, a inversão das verdades Divinas, as mentiras, a arrogância faz, no proceder a ilusão e o pior mundo das verdades. Afunde agora, afinal você é o “Cara”, mas eu sou o Exu, he he he!

Ao lado, o humilde guerreiro – o capoeira – encerrou suas preces, agradecendo pois naquele coco que firmara abriu-se o portal que recolheu mais um MISTIFICADOR das coisas de Deus para as Trevas.

O muito mais para baixo. O Embaixo em que todos os “Caras” tem que provar que realmente são os tais, os sabem-tudo, aqueles que pisam no sentimento dos irmãos necessitados de esclarecimentos, de amor, de perdão. Aqueles que contrariam a caridade, o amor e a Fé, escravizando irmãos e a si pelos seus vícios que invertem conhecimentos e retardam a salvação para tantos.

Mas isso aconteceu na Bahia. E nas outras praças, será que existem outros “caras”? Se Exu for visitar a sua, poderá indagar sem ofensas que o “Cara” é tu? Óxente!

Então que Nosso Senhor do Bonfim abençoe a Todos e a Todas as Praças na Graça Maior da Humildade Dele e dos Sagrados Orixás que vêm da Infinita Humildade de Olorum que nos concede TUDO e só pede o reconhecimento de que fazemos parte Dele por Amor, via humildade, respeito e gratidão.

Saravá ao Povo da Bahia!
É da Bahia, óxente!

Mensagem enviada por João Jorge
Lacerda (Lacerdinha) e Vovô Florentino de
Agodô por Douglas O. Elias
Créditos JUS – Jornal de Umbanda Sagrada

Esse texto me fez lembrar uma postagem da @AndreaDestefani em que ela escreveu uma frase magnífica que resume meu pensamento em relação ao “Cara” : “O arrogante não evolui, porque já sabe tudo.” 
E para completar me lembro da resposta que dei ao
@AnjodeAruanda quando tuitou que o primeiro degrau do Paraíso era a Gentileza. Eu respondi que o segundo, era a Humildade. Nós nunca saberemos tudo porque o único que detém tal conhecimento é Deus e mesmo porque se assim o fizéssemos não teria fundamento encarnar e evoluir. E termino essa postagem com essa frase: O cara que é o CARA não se exibe pra ninguém, nem se acha, nem se vangloria, nem pisa nas pessoas, nem esfrega isso no rosto de ninguém, pois seus feitos falam por si, o reconhecimento vem através de seu trabalho, através de seu esforço. E aquele que se acha o CARA geralmente seus feitos dão errados e no fim ele ainda terá que aplaudir aquele que se manteve humilde.

Comentário(s):

2 comentários:

  1. Belo texto.. belo conto.. axe ao povo da bahia.. coba ao povo de Exu.. Tenha fé...mas a certa

    ResponderExcluir
  2. Fiquei pensando muito sobre o quê escrever aqui. Primeiro tenho que agradecer a citação e dizer que realmente penso assim. Outra coisa que não posso negar é que as próprias entidades se encarregam mesmo de "domar' estes arrogantes enquanto há tempo ainda para endireitá-los e não causarem um mal maior a si mesmos. Quando as pessoas têm desvio de caráter elas só prejudicam a si mesmas, pensando que são mais espertas que os outros.Muito legal a postagem e desculpa a demora...Beijocas com axé...

    ResponderExcluir

Leia com Atenção:

~> Comentários contendo ofensa e/ou qualquer tipo de discriminação, não serão publicados.

~> O caps lock é usado quando alguém está 'gritando' portanto 'NÃO ESCREVA ASSIM'

~> Comentários em miguxês não serão publicados.

~> Não é necessário o uso da norma culta, mas peço por gentileza, o mínimo de um português correto.

Se você leu as condições acima e está de acordo com elas, então poste seu comentário porque você me fará muito feliz! :D