Páginas

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A Umbanda é para os que colocam os pés no chão…

 

Em um mundo preconceituoso como o qual vivemos, muitas pessoas tem vergonha, ou tem medo de serem rejeitadas (como eu fui) ao dizer que é umbandista.

Por que o católico pode estufar o peito e dizer aos quatro ventos que é católico e o umbandista não?

Por que o evangélico pode estufar o peito, dizer aos quatro ventos que é evangélico e ainda tentar te levar pra religião dele e o umbandista não pode se manifestar?

O texto que posto a seguir serve para abrir a mente das pessoas em relação a Umbanda como religião de Deus e não do “demônio” .

Umbanda

Toda Religião

Toda religião tem sua doutrina. Com a Umbanda não é diferente. Ela é como uma doutrina de amor.

Como uma religião cristã, tem em sua essência os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, pautados na máxima: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.”

O umbandista deve se esforçar para praticar esse ensinamento, pois só assim os preconceitos e diferenças cairão por terra.

Toda religião tem por finalidade maior auxiliar o homem em sua evolução – enquanto espírito imortal que é –, incentivando-o a analisar os fatos de sua vida cotidiana, seus pendores, instintos, dissabores, suas alegrias, aptidões, decepções, fatores limitadores alheios à sua vontade e fatores que permitam seu crescimento interior, no campo moral, intelectual, social e cultural, dentro do contexto o qual o homem está inserido.

A Umbanda, em solo brasileiro, nasceu para reformular conceitos, culturas e valores arraigados desde milênios no coração dos homens e distorcidos por eles, em nome do egoísmo, do ódio, da ganância e da vaidade.

A Umbanda é a religião para os quedesejam aprender a ser simples; para os que desejam trabalahr com a humildade; para os que não estão interessados em valorizar rótulos ou títulos que não tenham sido conseguidos pelos filhos que nela militam pelo próprio esforço; para os que renunciam aos fatores transitórios da terra e compreendem a responsabilidade de ser umbandista, de estar em uma casa de Umbanda, entendendo, assim o porquê da hierarquia sacerdotal.

A Umbanda é para os que colocam os pés no chão, sme se envergonhar, buscando aprender com isso que devem ter os pés livres, procurando fazer a parte que lhes cabe dentro da harmonia e da vibratória de seu terreiro, não esperando nem repassando para as entidades o que é da sua alçada, dentro do compromisso que abraçaram.

A Umbanda é para os que entendem que o vestir branco é um convite à interiorização dessa cor, procurando manter a alma em paz e disposta a servir sempre, embora, na grande maioria das vezes, não seja compreendida.

Meu irmão, quando lhe perguntarem se a Umbanda tem doutrina, não responda com palavras, como quem vai rebater uma ofensa, mas sim com atos, por tudo quanto você já aprendeu dentro da umbanda e por quanto ela é importante em sua vida. Lembre-se: quem pergunta geralmente é porque não conhece o que está perguntando ou porque viu de forma equivocada.

Irmão e amigo, se, em sua caminhada, você recebeu também o convite da Umbanda, analise-o com bastante carinho. Se, de alguma forma, esse convite preencher o anseio d esua alma, não tenha medo, siga adiante e coloque-se à disposição dessa corrente astral, para que, por intermédio dela, você possa prestar a caridade, dando de graça o que de graça recebeu.

Que as irradiações de amor envolvam a todos.
Que a liz da estrela matutina brilhe sempre em nosso firmamento e no horizonte de cada um de você.

Um Caboclo em terras brasileiras

Mãe Luzia Nascimento
Centro Espiritualista Luz de Aruanda
Retirado do livro “Diário Mediúnico”
Norberto Peixoto – Ramatís
Créditos: JUCA – Jornal de
Umbanda Carismática

Comentário(s):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia com Atenção:

~> Comentários contendo ofensa e/ou qualquer tipo de discriminação, não serão publicados.

~> O caps lock é usado quando alguém está 'gritando' portanto 'NÃO ESCREVA ASSIM'

~> Comentários em miguxês não serão publicados.

~> Não é necessário o uso da norma culta, mas peço por gentileza, o mínimo de um português correto.

Se você leu as condições acima e está de acordo com elas, então poste seu comentário porque você me fará muito feliz! :D